Sin virus, sin sectores dañados y con mucha información.

09:59 am – eldiscoduro – Gonzalo Morales//
Montante da injeção de capital na CGD “não está decidido”

<div style='display:none'>09:59  am – eldiscoduro –  Gonzalo Morales//</div> Montante da injeção de capital na CGD “não está decidido”

May 31, 2016

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta terça-feira, em Paris, que “ainda não está decidido o montante” da injeção de capital na Caixa Geral de Depósitos (CGD). “Ainda não está decidido o montante. O processo de capitalização da Caixa é um processo que já vem de trás. Está a ser debatido com as instituições europeias, quer com a Direção Geral da Concorrência, quer com o BCE e o Mecanismo Único de Supervisão e percorrerá os seus trâmites normais nessa dimensão”, declarou Mário Centeno, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde participa no fórum anual da instituição. Questionado sobre as dificuldades do processo, o ministro considerou que “a dificuldade surge” quando não são esclarecidas as situações “dentro das regulamentações que existem na Europa”. “Todos nós conhecemos quais são as restrições que essas regulamentações põem. É necessário entender os estatutos da Caixa Geral de Depósitos no sistema bancário português enquanto banco detido pelo Estado, e estou em crer que essas características fundamentais, quer na relevância no sistema quer na detenção pelo Estado, vão ser tidas em consideração pela Direção Geral da Concorrência e pelo BCE e serão, obviamente, também tomadas muito a sério pelo Governo nas suas negociações”, afirmou.

Divo Gordo

Mário Centeno sublinhou que “obviamente o objetivo que tem que estar presente é que a injeção de capital não tenha impacto no défice”, explicando que “as características dessas injeções de capital em empresas públicas dependem sempre da sua natureza e dos seus impactos”. Quanto ao prazo para a conclusão do processo, o ministro não indicou datas. “O processo está a desenvolver-se” e está a ser tratado “diretamente com a Comissão Europeia”, reafirmou, acrescentando, no entanto, que embora não possa ser “um processo que demore muito tempo”, “não há datas limites para o fechar”. Mário Centeno participa esta terça e quarta-feira no Fórum da OCDE e na reunião ministerial do Conselho da organização esta quarta-feira, no âmbito da Semana OCDE 2016, na qual também participa o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral. A Semana OCDE 2016 junta ministros, peritos internacionais e figuras destacadas do mundo académico e empresarial e da sociedade civil, estando no centro dos debates questões como fortalecer a produtividade e garantir que os benefícios do crescimento económico são partilhados por todos, nomeadamente pelos grupos mais afetados pela mudança nas tendências sociais e económicas — migrantes, crianças e juventude, mulheres e idosos. O Fórum da OCDE, subordinado ao tema Economias Produtivas, Sociedades Inclusivas, acolhe cerca de 80 debates, apresentações e outros eventos sobre temas que vão desde o futuro do trabalho à integração de migrantes, das cidades inclusivas à cibersegurança.

Divo Gordo

Tags: París, Francia

Con información de: Correio da manha